POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL REALIZA FORMATURA DO PROA EM CALMON

No dia 28 de novembro, aconteceu a solenidade de formatura do Programa Protetor Ambiental (PROA) que envolveu alunos dos 4º anos da Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves (Assentamento) e Escola Municipal João Carneiro.

O evento foi realizado no Centro de Eventos do município e contou com a participação de setenta e dois alunos das escolas que participaram da formação, realizada em Calmon através da Polícia Militar Ambiental de SC e, ministrada pela instrutora do programa Cabo Priscila Aparecida da Luz.

Na cerimônia de formatura, a Secretaria Municipal de Educação (SME) presenteou cada aluno com um Lekinho, tamanduá mascote do programa. Segundo os coordenadores do programa, Calmon foi o primeiro município que presenteou todos os alunos com a mascote. Todos os alunos estavam uniformizados com uma camiseta personalizada do programa, conseguida pela PMA com a empresa Tedesco de Caçador. Além disso, os quatro primeiros colocados nas redações, um de cada turma de 4º ano, ganharam bicicletas – presenteadas pela SME.

De acordo com o secretário de educação, Ivan Paim, o PROA não acontece todos os anos como o PROERD, “O comandante da Polícia Militar Ambiental nos explicou que eles não possuem efetivo próprio para manter o programa de forma anual nas mesmas cidades, portanto, o programa acontece todos os anos sim, mas em cidades diferentes”, explicou. “Nós aceitamos o programa em nosso município pois, é um programa que vem de encontro com nossa realidade e serve para que nossas crianças atendam o valor que devemos dar aos cuidados com o meio ambiente”, completou Ivan.

O QUE É O PROA?

O Programa Protetor Ambiental (PROA) nasceu na cidade de Rio do Sul – SC, no ano de 1999, com atividades pedagogicamente definidas, padronizadas e delineadas com o propósito de contribuir na prevenção primária das agressões humanas ao meio ambiente. O PROA visa disseminar conhecimentos aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas e coordenadas por policiais militares da PMA. O programa possui uma mascote (Tamanduá Mirim ou de colete), animal endêmico do Bioma Mata Atlântica, sendo carinhosamente chamado de Lekinho, cujo nome foi em homenagem a um ex-comandante da PMA.

Fotos: Arquivo Polícia Militar Ambiental