CALMON

Calmon é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º35’59” sul e a uma longitude 51º05’50” oeste, estando a uma altitude de 1.200 metros. A população estimada, de acordo com o último senso realizado pelo IBGE, é de 3.443 habitantes. O Gentílico é calmonense e o aniversário da cidade é comemorado em 9 de janeiro.

A comunidade de São Roque, teve seu nome mudado para Calmon, quando a estação ferroviária foi inaugurada em 1909, pelo próprio Miguel Calmon Dunn Pin e Almeida, ministro da Viação e Obras Públicas. Que estava na comitiva presidencial que inaugurou o trecho até Taquaral Liso da EFSPRG. A vila de Calmon, cresceu próxima à linha de trem, e em função da existência da segunda maior serraria da América do Sul, Teve importante participação na saga da ferrovia. Pois a mata de araucária tinha farta matéria-prima para o sustento do trecho ferroviário. Foi, no início do século XX, o CCO da EFSPRG, dali partiam ordens para a construção da estrada que ligava União da Vitória a Marcelino Ramos. É parte integrante da história do Contestado, em 5 de setembro de 1914, durante a Guerra do Contestado, os sertanejos após incendiarem a estação, destruíram a serraria da Southern Brazil Lumber & Colonization Company.

A nascente do Rio do Peixe encontra-se no interior do município de Calmon. O Rio do Peixe ó mais importante rio do meio oeste catarinense.