GENTE CATARINA É APRESENTADO AOS CINCO MUNICÍPIOS COM IDH BAIXO

Na manhã de hoje (27) foi apresentado o programa Gente Catarina aos cinco municípios que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado em reunião técnica de mobilização.

A reunião aconteceu no auditório da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e, contou com a presença de Secretários e coordenadores da Educação, Assistência Social e Saúde dos municípios de Calmon, Cristóvão do Sul, Frei Rogério, Monte Carlo e Ponte Alta do Norte.

O Tenente Coronel da PMSC Frederick Rambusch fez a apresentação geral do programa Gente Catarina para os gestores dos cinco primeiros municípios e, explicou a importância de ouvir quem conhece a realidade das comunidades.

De forma virtual, a professora Cássia Ferri abordou os Indicadores Educacionais explicando sobre os impactos escolares e comunitários, dados sobre o número de evasão escolar, a permanência, o sucesso e como a educação impacta no desenvolvimento do município, da região e do ser humano. Complementando a fala da professora Cássia, a professora Dra. Letícia Vieira falou da importância de identificar os fatores que ocasionam e colaboram para esse abandono da escola pelos alunos e, com o trabalho coletivo que o programa trás, isso poderá ser uma forma de mudar esses índices.

As assistentes sociais Neylen Bruggemann Bunn Junckes e Sabrina Moraes abordaram sobre os planos de ação da SDS e, que todos devem pensar e atuar juntos enquanto política pública. Mara Beatriz Martins Conceição e Iraci Batista, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), também falaram sobre o plano de ação da saúde para os 61 municípios que fazem parte dessa proposta que acontecerão de forma integrada.

As três áreas (educação, assistência social e saúde) receberão a visita técnica nos próximos meses para avaliação dos setores nos cinco municípios.

Representando o município de Calmon, estava o diretor escolar da E.E.B. Calmon Marcelo de Wergenes, os secretários de educação, assistência social e saúde Ivan Paim, Arcida Godoi e Cláudia Richter, respectivamente, a assistente social Luciane Spinelli e conselheira tutelar Adeline Tatiane Kulczyk.