REUNIÃO SOBRE GEORREFERENCIAMENTO DE LOTES DO ASSENTAMENTO ACONTECE EM CALMON

Na manhã de hoje (30) aconteceu a reunião sobre o Georreferenciamento dos lotes dos Assentamentos do município, que será feito através do programa do Governo de Estado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), para iniciar a regularização fundiária dos mesmos.

A reunião aconteceu no Centro de Eventos e reuniu inúmeros assentados e autoridades para discutir, informar e tirar dúvidas a respeito de como irá acontecer o georreferenciamento dos lotes nos Assentamentos Putinga e Jangada. O Superintendente do Incra Nilton Tadeu Garcia e o Diretor da Agricultura Familiar e da Pesca Hilário Gottselig apresentaram o programa e, ainda, responderam perguntas dos interessados presentes na reunião. No processo, que iniciará nos próximos 15 dias, serão medidos os lotes de mais de 300 famílias de ambas as localidades.

O prefeito Tike agradeceu a presença de todas as autoridades e das famílias que vieram participar da reunião, disse ainda que hoje o sonho de muitos pode sair do papel e, “é mais uma promessa de campanha que damos início no dia de hoje”, afirmou. “Nós só queremos que o município e o assentamento se desenvolvam”, completou Tike.

Além das famílias das comunidades citadas, estavam presentes ainda, Alexandre Braggio – Assessor do Deputado Estadual e Secretário de Estado de Agricultura Altair Silva; Ener Filho – Chefe da Divisão de Assentamentos do Incra; Ricardo Wilke da Empresa Global Topografia e Projetos de Joinville; Fernando Rosa dos Santos – que está assessorando o Incra em Calmon; os vereadores Joacir Santos Trindade, Neide Ribeiro Alves Travisani e Caroline Maria Schuh.

O QUE É O GEORREFERENCIAMENTO?

É um instrumento adotado pelo INCRA como uma forma de padronizar a identificação de imóvel rural. Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas ou imagens.