SECRETARIAS REALIZAM AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO MAIO LARANJA

Na segunda (08), as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde realizaram ação inicial em mobilização da conscientização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O trabalho realizado em parceria com os Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Tutelar, envolveu crianças, jovens e adolescentes do ensino médio da Escola de Educação Básica Calmon (Escola Estadual) durante três dias (8, 10 e 11 de maio), promoveu conhecimento de maneira engajante para o desenvolvimento saudável das crianças, adolescentes e jovens, transformando vidas e construindo uma sociedade consciente e acolhedora.

O projeto foi desenvolvido em forma de oficinas, trabalhando com quatro ambientes disponibilizados, sendo que cada um deles tratava de um tema específico. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu duas oficinas e, uma delas teve como tema a Educação Corporal onde as enfermeiras Cláudia Richter e Michele Cunha, utilizaram uma abordagem informativa e esclarecedora para auxiliar nossos jovens a tomarem decisões saudáveis. Na segunda oficina o tema era Higiene e Auto Estima, trabalhada pelas profissionais Jaqueline Dal Magro e Gabriela Boff, juntamente com as Agentes de Saúde e, com isso, trouxeram de uma forma dinâmica dicas essenciais sobre higiene pessoal e auto estima.

As profissionais Mariza Partika e Simone Casagrande, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), criaram um espaço para debater e combater as diversas Formas de Violência. Conhecer os tipos de violência, os canais de denúncia e o significado do 18 de Maio que é essencial para proteger e garantir a segurança de todos.

E por fim, na quarta oficina os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Neide Franque, Vanessa Pinto e Leonardo Caetano realizaram um feedback e testes de conhecimentos adquiridos durante as oficinas em forma de torta na cara.

De acordo com a secretária de assistência social, Arcida Godoi, o projeto que iniciou nesta segunda, foi alusivo ao dia 18 de maio, Dia Nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual e será realizado em diversas etapas até o mês de novembro. “Agradecemos a todos os envolvidos por compartilharem seus conhecimentos e experiências para uma comunidade mais emocionante e empoderada. Juntos, podemos transformar vidas e construir um futuro melhor”, disse a secretária.