CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEBATE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Na quarta-feira, dia 19 de abril, a Secretaria Municipal de Educação realizou reunião com os membros do Conselho Municipal de Educação (COMED) para discutir sobre a segurança nas escolas municipais.

O secretário da pasta, Ivan Paim, conduziu a reunião e, dentre os assuntos debatidos foi a segurança nas escolas e, em comum acordo com todos os membros, ficou decidido que será criado o Programa Municipal de Segurança Escolar. De acordo com o secretário, o projeto envolverá diversos pontos fundamentais desde a questão pedagógica, o bullying em sala de aula e também todos os protocolos e medidas de segurança em situações de um possível ataque.

Outro importante assunto debatido pelo COMED foi a construção de muros nas escolas que ainda não possuem e, também, a instalação de portões com interfone e botão do pânico nas escolas. “Hoje, todas as nossas instituições municipais contam com vigias em todo o período de funcionamento, além disso temos câmeras de segurança nas escolas e todos os profissionais foram orientados a estarem alertas auxiliando na observação e cuidado das crianças”, explicou Ivan. O secretário disse ainda que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou edital para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas e, que juntamente com o executivo, estão estudando a viabilidade e o mais importante, o que é necessário para preencher os requisitos de inscrição do município no edital do programa.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) mandou uma carta aberta aos secretários municipais com orientações e recomendações para proteção do ambiente escolar. Dentre elas, que o MJSP criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas; o Disque 100 passou a receber denúncias e ameaças a escolas e, ainda, medidas administrativas que serão tomadas pelo Ministério, para prevenir a disseminação de conteúdos flagrantemente ilícitos, prejudiciais ou danosos por plataformas de redes sociais (fake news).