SECRETÁRIOS PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE PROGRAMA GENTE CATARINA

Na quarta-feira, dia 20 de abril, os secretários municipais, de Educação Ivan Paim, de Assistência Social Arcida Godoi e de Administração Edimar Santiel, participaram de importante reunião sobre o Programa do Governo de Santa Catarina, Gente Catarina.

A reunião aconteceu de forma virtual, com o objetivo de buscar formas de fortalecer o emprego e a economia nos 61 municípios catarinenses que apresentam os menores indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte prematura.
A ideia do programa, que é uma ação conjunta das secretarias de estado de educação, saúde, segurança, desenvolvimento econômico sustentável e desenvolvimento social, com participação estratégica da FAPESC, é ampliar as ofertas de emprego nas cidades por meio do Sine, que faz a intermediação entre empresas que procuram candidatos e os trabalhadores que procuram uma oferta de trabalho e, também, preparar as pessoas para o mercado de trabalho.
Os planos de ação estão divididos em cinco áreas, conforme seus objetivos: fortalecimento da atenção primária da saúde – APS; empoderamento da comunidade escolar; monitoramento da violação de direitos; mapeamento de vocações; agenda de desenvolvimento regional.
Participaram da reunião, juntamente com os secretários, os servidores da secretaria de assistência social e o chefe de gabinete.