ALEITAMENTO MATERNO

Na tarde de ontem (27) a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma palestra sobre aleitamento materno direcionada para as gestantes, lactentes e mulheres em idade fértil.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Patrícia Farias que explanou sobre a importância do aleitamento materno para os recém-nascidos e, que o melhor alimento para qualquer bebe é o leite da própria mãe. O aleitamento materno é um ato de amor. Além de criar laços entre mãe e filho, a amamentação traz diversos benefícios, tanto para um quanto para outro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o leite materno é um alimento completo, que tem capacidade de fortalecer o sistema imunológico e suprir as necessidades nutricionais do bebê. Não existe leite fraco, nem pouco leite, o que falta é a mãe estimular a sucção (amamentação). Pois, quanto mais a mãe dar o peito para o bebê sugar (mamar), mais leite será produzido pelo corpo da mamãe, todo leite materno é bom o suficiente para o bebê, ele é completo, não precisa de suplementos ou papinhas até os seis meses de idade.

A mamãe muitas vezes desiste do privilégio de amamentar, devido as fissuras que aparecem no início da amamentação, portanto, quando isso ocorrer além de outras dúvidas, devem procurar a Unidade de Saúde para orientações.