PROERD

Com a missão de capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, o programa da Polícia Militar formará, em 2017, mais 70 crianças em Calmon.

Pelo quinto ano consecutivo o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, está atuando nas escolas do município na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes. A capacitação iniciou no dia 21 e, atinge quatro turmas de 5º anos, sendo 6 alunos da Escola Municipal Idânia Fernandes (Assentamento) mais 14 alunos da Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves (Assentamento) e 50 alunos da Escola Municipal João Carneiro.

De acordo com os instrutores do programa, Cabo Muniz e Soldado Alessandro, a capacitação tem dez lições, dura em torno de dez semanas e a formatura está prevista para o final de novembro. Durante esse período o PROERD capacitou mais de 400 crianças e adolescentes em Calmon.

DADOS DO PROGRAMA

O PROERD foi criado em 1983, em Los Angeles, tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). No Brasil o programa foi implantado em 1992, iniciado no estado do Rio de janeiro. Já em Santa Catarina, foi implantado em 1998, atingindo um total de mais de 1.000.000 de crianças. Sendo um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.