CALMON PARTICIPA DO XII FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA

O município de Calmon foi representado no XII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura que aconteceu em Concórdia, entre os dias 13 e 15 de março de 2024, através do Colegiado de Cultura da AMARP.

Durante os três dias foi oportunizado, pelos organizadores do evento, palestras, apresentações culturais, shows, oficinas, debates e integração entre gestores dos municípios das regiões catarinenses participantes, proporcionando assim, o fortalecimento das ações de programas existentes e, ainda, abrindo caminhos para futuras parcerias.

A conferência de abertura abordou a Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial – essência e potência de Santa Catarina, ministrada por Ana Carla Fonseca. Seguida pela mesa redonda: Políticas Culturais dos Governos Estadual e Federal com participação do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, da Deputada Estadual e Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da ALESC, Luciane Carminatti e da Assessora Técnica de Cultura da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Ana Cristina Maltez.

As oficinas oferecidas aos participantes desta edição foram: Sistema Nacional de Cultura – MinC por Roselaine Vinhas; Dados, Transparência e Monitoramento para a Gestão Pública de Cultura por Bruno Truzzi; Elaboração de Editais Culturais por Simone Nunes e Execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura por Ana Clarissa de Souza.

O evento foi concluído a palestra de encerramento: O Novo Decreto do Fomento Cultural na Prática ministrada pelo Dr. Osíris Vargas Pellanda – Coordenador Geral da Consultoria Jurídica do MinC, apresentação e entrega do Prêmio de Boas Práticas, leitura da Carta do Fórum de Concórdia – 2024 e, a definição Cidade Sede do Fórum de 2025 que ficou a cargo da cidade de Chapecó.

Fotos: Márcio Fragoso