DUAS ESTAÇÕES DE CALMON FORAM DIGITALIZADAS E GANHAM TOUR VIRTUAL

Promovendo a conscientização da sociedade para a necessidade de ações de conservação de importantes patrimônios históricos de Santa Catarina e do Brasil, a equipe da Mergus Projetos & Desenvolvimento realizou a digitalização das estações de General Dutra e Presidente Pena no município de Calmon.

O projeto foi idealizado pela Museóloga, contadora e produtora cultural na área de patrimônio Irene Henriette Rulf Kretschek e pelo Engenheiro Mecânico Guido José Kretschek que realiza o trabalho de campo, levantando informações para o trabalho de conservação e preservação de bens integrados em patrimônio histórico.

“Das quatro estações que já existiram em Calmon abordamos neste trabalho, as duas ainda existentes que estão fora do perímetro urbano. Deixamos de fora a estação sede, por esta estar sendo cuidada pelo governo municipal e ser de fácil acesso para quem passa pela rodovia SC-135. Ficou de fora também a estação de Anhanguera pelo fato de não mais existir em seu lugar original”, destacou Guido.

Neste projeto foram produzidos modelos 3D por fotogrametria de ambas as estações e foto esferas que compõem um tour virtual ao seu entorno que, estão disponíveis no site, (https://sites.google.com/mergus.dev/estacoesdecalmon/home).

Esta ação é parte integrante do Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.