EDUCAÇÃO REALIZA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Na sexta-feira, dia 30 de junho, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma pequena parada nas atividades habituais das escolas para aplicar a avalição diagnóstica do primeiro semestre de 2023.

O Sistema de Avaliação Educacional de Calmon (SAEC), elaborado pela equipe pedagógica da secretaria, foi aplicado para as turmas do 1º ao 5º ano do fundamental I e turmas do 6º ao 9º do fundamental II, das escolas da rede municipal de ensino da sede e do assentamento. A avaliação era composta por cinco questões de português, cinco de matemática e uma produção textual.

O SAEC servirá como base de um diagnóstico da rede municipal de ensino, para saber como está o nível de ensino-aprendizagem da rede municipal. Após a correção de todas as avaliações, o banco de dados obtido será apresentado para os profissionais que trabalham em sala de aula e, através desse diagnóstico, será possível identificar o que precisa ser melhorado, o precisa ser refeito, planejado de forma melhor e, se for positivo, dar continuidade ao bom trabalho que está sendo executado.

O secretário de educação, Ivan Paim, disse que o dia foi de revisão do trabalho executado pelos profissionais e, através dos resultados obtidos dessas avaliações, a educação terá a possibilidade de saber o que está bom e o que precisa ser melhorado, “foram quase 500 alunos que se dedicaram na avaliação diagnóstica do SAEC 2023 e, através desse sistema teremos a real situação do ensino-aprendizagem de nossa rede. Estamos fazendo uma educação de qualidade e levada a sério, que renderá bons frutos no futuro”, explicou Ivan.