SECRETARIA REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS DE DIABETES E HIPERTENSÃO

Na quinta-feira, dia 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu pacientes para participar da roda de conversa sobre prevenção de doenças de Diabetes e Hipertensão.

O encontro, resultado da parceria entre as Secretarias de Saúde, Esporte e Assistência Social, foi realizado no Centro de Convivência da Melhor Idade e, as profissionais da área explicaram aos presentes o que são essas doenças, quais as causas e porque preveni-las. “São doenças perigosas e que merecem muita atenção dos profissionais de saúde, principalmente, do paciente. Juntos podemos prevenir ou realizar um acompanhamento/tratamento adequado e viver uma vida com qualidade e saudável”, explicou a enfermeira Cláudia Richter.

A parceria entre as secretarias envolvidas resultará ainda, um trabalho para o grupo dos Hipertensos, Diabéticos e Idosos que será realizado todas as quintas-feiras com atividades físicas elaboradas pela fisioterapeuta Gabriela Boff em conjunto com a professora de educação física Edineide Alves Vieira e, ainda terá aferição da pressão arterial e glicemia nos participantes, trabalho que será realizado pela enfermeira Cláudia do ESF. O grupo também será atendido pela Equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), grupos compostos por multiprofissionais que promovem a saúde das pessoas.

Estiveram organizando e participando da conversa, além das profissionais já citadas, a enfermeira Michele Cunha e as agentes comunitárias de saúde (ACS) Rílany, Raissa, Patrícia, Mariana e Jocelaine. A equipe da Secretaria de Saúde agradece a participação de todos.

Fotos: Arquivo Pessoal Cláudia Richter e Rilany Weber