PRIMEIRA NOITE DA FEIRA CULTURAL DE CALMON ENCANTOU OS PRESENTES
A tradicional feira cultural da cidade iniciou as atividades na noite desta segunda-feira, dia 5 de setembro, com programação voltada em alusão à data especial que marca um episódio histórico da Guerra do Contestado em Calmon, a queima da Estação Ferroviária.
A FECUCAL é uma festividade anual realizada com o intuito de promover e movimentar a cultura no município, trazendo diversas atrações da região e, principalmente, oportunizar os talentos da própria terra. Após abertura oficial, que teve fala do vice-prefeito Jaimir Rodrigues e do vereador Marcos Zaias, os presentes assistiram à execução do Hino Nacional Brasileiro realizada pelos alunos do projeto Músicos do Contestado, de Caçador, sob a coordenação do maestro Marcos Arcari.
Por motivos de saúde nos integrantes do elenco, a peça teatral Suplício e Esperança Cabocla no Contestado, programada para a noite, foi substituída por um curta do Contestado e a apresentação Chica Pelega aconteceu de forma reduzida, devido alguns integrantes testarem positivo para Covid-19.
Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal João Carneiro, sob coordenação da professora Josiane Zaias, apresentaram uma peça teatral Contestado: Nossa História, baseada no filme Fúria Cabocla. Para finalizar a noite de apresentações, os Músicos do Contestado realizaram uma belíssima, emocionante e empolgante apresentação musical, com execução de músicas populares e sinfônicas.
Amanhã, 6 de setembro a feira segue com a programação, também no Centro de Eventos, com apresentações da APAE de Porto União e de Caçador, Melhor idade de Calmon, Espetáculo: Pequeno Príncipe de Caçador e finaliza com apresentação Gospel.