MUNICÍPIO FAZ CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

Devido a preocupante alta dos focos da dengue na região, o município de Calmon, através da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo uma campanha de conscientização sobre as precauções que devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito.

O mosquito Aedes aegypti é o responsável por transmitir o vírus de três doenças, sendo elas a dengue, a febre de Chikungunya e a zika. Portanto, todo cuidado é essencial para evitar que o mosquito contamine alguém. A agente de endemias, Loriana Lopes, a pedido da secretária da pasta Cláudia Richter, iniciou a campanha com trabalho de casa em casa, levando informações para a população a respeito das doenças causadas pelo mosquito, as formas de eliminar os criadouros e também maneiras de prevenção que, ainda é, a melhor maneira para evitar as doenças.

Santa Catarina registrou a primeira epidemia de dengue em 2015, com mais de 3 mil casos da doença. Os principais sinais e sintomas da dengue são: febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. Da chikungunya são febre alta e dor intensa nas articulações que podem causar limitação dos movimentos. E da zika são: Febre baixa, manchas avermelhadas pelo corpo com coceira e inchaço nas articulações. Quem apresentar esses sinais e sintomas, deve tomar muita água, não se automedicar e procurar a Unidade Básica de Saúde.