ENTREGA DE MATRÍCULAS

Na noite de sexta-feira, dia 26 de outubro, a Prefeitura de Calmon realizou a cerimônia da primeira entrega de matrículas para os inscritos no Programa Regulariza Calmon.

A parceria da Prefeitura Municipal com a Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina – ADEHASC, representada no ato pelo senhor Djalma Morell, e o Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Caçador, representado pelo oficial Renato Martins Silva, resultou na felicidade de 29 famílias calmonenses com a entrega dos títulos de propriedade dos lotes e moradias em que residem.

O coordenador da Comissão de Regularização Fundiária Municipal, Edimar Santiel, falou da importância das parcerias do programa, “Estamos realizando a entrega dessas matrículas em prazo recorde, foram quatro meses correndo atrás de todas documentação para que, nesta noite, fosse possível a realização deste momento de felicidade para as famílias calmonenses”. Finalizou agradecendo a todos que, de uma forma ou de outra, estiveram envolvidos para que as matrículas fossem entregues e finalizou tecendo o seguinte comentário: “podem ter certeza de que não descansaremos até que 100% dos terrenos urbanos sejam regularizados!”.

Renato Martins Silva, oficial do Registro de Imóveis, ressaltou que o papel do Registro de Imóveis é a parte final de todo o processo, ou seja, é preciso receber todos os documentos, em ordem, para poder fazer o registro. “O sucesso do evento desta noite só está sendo possível devido o empenho extremo dos funcionários da Prefeitura Municipal, e, para mim é uma satisfação imensa poder vir à Calmon para formalizar essa entrega”, finalizou Renato.

O representante da ADEHASC, Djalma Morell, comentou que, esse belíssimo trabalho realizado de dar dignidade as famílias e a possibilidade de inclui-los na formalidade, não tem preço. “Do ponto de vista formal, agora vocês são os proprietários do seu lote e vão poder melhorar a qualidade de vida de suas famílias e de suas habitações”, finalizou Djalma.

O prefeito, Pedro Spautz Netto, em suas palavras ressaltou a importância da regularização, “com esse documento em mãos, vocês poderão acessar alguns benefícios que antes não podiam, por exemplo, se quiserem construir, reformar, com a matrícula vocês podem acessar linhas de crédito para realizar essas melhorias”. Pedro finalizou dizendo de sua satisfação de entregar esse documento, de estar realizando um trabalho voltado em benefício do povo, sem escolher A, B ou C, simplesmente a todos, sem distinção e que a sensação de realização é enorme.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades locais, regionais, funcionários públicos e comunidade em geral.

COMO TUDO COMEÇOU…

No ano de 2016, no plano de Governo da atual Administração, havia o comprometimento da Administração em resolver os problemas referente a Regularização Fundiária dos terrenos do Município. Passado o resultado das eleições, a Equipe de Transição, composta pelos integrantes Edimar, Jardel e Sandra, estiveram na Secretaria de Assistência Social para saber como estava o andamento do Programa Lar Legal, projeto esse que não teve andamento. Então, iniciando a nova gestão em 2017, várias reuniões, conversas com empresas foram feitas para solucionar o problema, das mais de 65% das moradias sem documentação legal.

Em 2018 foi firmado Termo de Cooperação com a ADEHASC, empresa de renomada experiência na área, a qual não prometeu nada do que não fosse possível. A partir desse momento iniciou-se os trabalhos para este importante projeto denominado REGULARIZA CALMON “A Escritura em suas Mãos”.

Hoje, após muito trabalho realizado para chegar até aqui, no qual se envolveram diversos profissionais tais como: Engenheiros, Servidores Públicos da Prefeitura, funcionários da Empresa ADEHASC, Registro de Imóveis de Caçador e demais interessados foi possível proporcionar a estas Famílias o seu direito de registro do Lote.