TABAGISMO

A Secretaria Municipal de Saúde realizou encontros com grupo de fumantes ativos que desejavam parar de fumar sem uso de medicação.

O trabalho foi coordenado pela farmacêutica da Unidade de Saúde de Calmon, Caroline Kosinski, que, semanalmente, estava com o grupo para orientar, conversar e implantar metas na tentativa de cessar o uso do cigarro. “Nesses três meses conversamos sobre o que os levou a fumar, com quantos anos eles começaram e realizamos diversos exercícios com alternativas para deixar de fumar sem o uso de medicamentos”, explicou Caroline.

Durante os encontros a farmacêutica realizou a anamnese (entrevista realizada com a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia) com os pacientes, uma vez que, todos utilizaram medicação, alguns com nível mais alto e outros mais baixo,

O grupo era formado por sete pessoas, dentre elas, quatro mulheres e três homens, “destes, cinco participavam ativamente dos encontros e, com os outros realizamos encontros individuais”, ressaltou.

 

O QUE É?

O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipos de câncer. É considerado dependente do tabaco quem fuma regularmente, não consegue ficar sem a substância e, se fica, experimenta diversos sintomas relacionados a uma crise de abstinência.