SISTEMA ANTI-GRANIZO JÁ ESTÁ FUNCIONANDO EM CALMON

Na quinta-feira (8), o prefeito Tike e o presidente da Câmara, vereador Cleverson Cloreni Almeida, acompanharam o técnico da empresa AGF – Anti-Granizo Fraiburgo Ltda durante o processo de instalação do gerador anti-granizo na área urbana de Calmon.

Os sete geradores anti-granizo localizados na cidade, em São João de Cima, no Sítio Mendes, no Km 17, em Presidente Pena e nos Grupos 2 e 4 (Assentamento), estão instalados e prontos para uso. De acordo com o prefeito o custo operacional do sistema será de pouco mais de R$ 160 mil, pagos com recursos próprios em cinco parcelas, e inclui mão-de-obra, monitoramento do tempo, manutenção dos geradores e os reagentes utilizados pelo sistema até março de 2023.

O sistema funciona através de uma mistura de compostos químicos inócuos que não contaminam o meio ambiente e que, resultam numa explosão controlada, gerando uma onda expansiva para desestruturar e desfazer as pedras de granizo maiores, evitando que elas cheguem à superfície e causem danos.