CALMON REALIZA MOBILIZAÇÃO DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL

Na manhã de hoje (17), em lembrança ao dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma palestra em mobilização de combate à violência sexual de crianças e adolescentes para os alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Na abertura a secretária da pasta, Arcida Godoi, lembrou o porque da data em breve fala sobre o caso da menina Araceli Cabrera Sanchez Crespo de 8 anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973 e falou também da importância em denunciar se for vítima ou souber de alguém que esteja passando por isso.

A palestrante convidada, professora e psicóloga Josiéli Varela, em sua fala abordou inicialmente sobre os direitos que as crianças e adolescentes tem e, alertou sobre como fazer as denúncias especialmente as situações que devem ser denunciadas, “se vocês não querem se identificar, basta denunciar pelo disque 100, é totalmente anônimo e gratuito”, explicou Josiéli. Comentou sobre os tipos de violência existentes, como o físico, o psicológico, o sexual e alertou sobre os perigos existentes na internet, “a internet é maravilhosa, podemos fazer muitas coisas com ela, mas infelizmente é lá que mora o perigo. Cuidem com quem vocês estão conversando, existem muitos monstros nas redes sociais, use a internet a seu favor, saiba filtrar as coisas boas, pois os perigos são reais, na vida real e na virtual”, explicou. “Converse com quem você tem confiança, um amigo, uma professora, enfim, não deixem de denunciar se algo não estiver bem com você”, completou Josiéli.

A ação da secretaria municipal segue com a palestra no Assentamento (ainda pela manhã) e a tarde na sede novamente.